“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria.
Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.”

Madre Teresa de Calcutá

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dr. Edward Bach - Criador da Terapia Floral

Nasceu em 1886 em Moseley, Inglaterra. Desde a infância vivia próximo ao campo e assim nasceu o seu amor pela natureza. Era um ser dotado de grande compaixão, pois todo sofrimento, seja de que criatura fosse, despertava nele o desejo de ajudar e a vontade de amparar e curar.
Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina e, após a conclusão do curso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública.
Em 1917 teve um colapso de saúde. Fez uma operação de tumor maligno no baço, com prognóstico de três meses de vida. Após algumas semanas de resignação, reagiu e voltou ao trabalho no laboratório. O trabalho intenso e uma formidável vontade de viver foram seus "remédios" nos meses de recuperação e, para surpresa de muitos, ele se curou. Esta experiência foi o momento crucial de confirmação  de que o estado mental de uma pessoa está diretamente relacionado (como causa principal) à doença que afeta o corpo.
Alcançou o cargo de bacteriologista no Hospital Homeopático de Londres e conheceu a Homeopatia.
Sob o impulso da Homeopatia, Bach passou a buscar formas mais suaves e naturais de cura. Suas vacinas passaram a ser por via oral e não mais injetáveis e ele encontrou na natureza os componentes dos medicamentos. Iniciou procurando por plantas e acabou descobrindo as flores.
A partir de 1930, no auge da carreira médica, aos 44 anos de idade, tomou a súbita decisão de vender o consultório e o laboratório londrino para dedicar-se integralmente ao estudo dos diferentes tipos de personalidade humana e à busca por plantas curadoras específicas, na intocada paisagem do País de Gales.
Estava à procura da prova científica para suas descobertas. Pelo seu próprio sofrimento no campo, descobriu aos poucos que, estando perto de uma determinada flor, acometido por sofrimentos, ia melhorando. A partir disso ele vai descobrindo cada flor. Logo descobriu os métodos de preparo dos Florais. Junto com sua assistente Nora Weeks, Bach encontra e prepara os nove dos primeiros chamados 'Doze Curadores'. De 1930 a 1934, descobriu os 38 remédios florais e escreveu o fundamento de sua nova medicina.
O Dr. Bach morreu em 27 de novembro de 1936, de parada cardíaca enquanto dormia. Deixou não somente as Essências Florais que são utilizadas até hoje, mas também o enfoque que possibilitou uma nova visão das doenças. Com a morte do Dr. Bach, sua assistente Nora Weeks continuou à frente do Centro de Cura Dr. Edward Bach na Inglaterra, juntamente com Victor Bullen e um pequeno grupo de colaboradores.
Tinham em suas mãos o imenso desafio de continuar a obra iniciada pelo Dr. Bach, mantendo viva a chama daquela nova modalidade de cura descoberta por ele.

(Extraído de materiais de Carmem Giusti e Portal Terceira Visão)




Nenhum comentário:

Postar um comentário